quarta-feira, 24 de março de 2021

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... Com Carlos Ribeiro: #14 - amigos: DIZENDO ADEUS (2 Reis 2.1-12)

Laura lembra nitidamente quando descobriu que sua melhor amiga, Michele, iria se mudar "Eu passei a noite na casa dela quando ela me contou", disse Laura. "E nós choramos." "Foi muito dificil, porque não sabíamos exatamente quando ela iria se mudar", continuou. "O pai de Michele estava sendo transferido, e sua companhia não podia dar uma data exata.

Laura explicou: "Nós até procuramos nos distanciar uma da outra, para evitar a dor da separação. Mas reconhecemos logo que algo estava errado e dissemos: "Espere um pouco, o que estamos fazendo?" Laura e Michele passaram todo o tempo possivel juntar nos seguintes meses. Quando Michele finalmente se mudou, Laura ficou deprimida. Mas as duas amigas estavam felizes por terem estado juntos aqueles últimos meses.

Laura está satisfeita por ela e Michele continuarem amigas, mesmo que uma esteja longe da outra.

Em 2 Reis 2.1-12, dois outros amigos, tiveram de dizer adeus. Veja como Eliseu se comportou quando chegou o tempo de Elias partir para a céu.

 - Quais são as semelhanças entre o adeus de Laura e Michele e o adeus de Elias e Eliseu? 

- Elias prometeu a Eliseu uma porção dupla do espírito quando eles se despediram. Que tipo de coisas O seu amigo deixou para você quando você teve de dizer adeus?

QUE TAL...

- dizer ou fazer algo a um amigo se ele mudar para outra cidade; 

- ver um filme com amigos sobre amizade e despedida e então conversar com eles sobre como dizer adeus a um amigo. 

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, VEJA... 

- Rute 1.14-18

- 1 Samuel 20.41-42 

- João 17.13-26

terça-feira, 23 de março de 2021

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA? OU UMA FORÇA IMPESSOAL?

Nestes últimos dias tem aparecido muitos inimigos do Espírito Santo! E, estes inimigos querem reduzir O Espírito Santo a uma mera força ativa - impessoal. Mas O Espírito Santo é uma pessoalidade divina com o Pai e Jesus Cristo. O Espírito Santo não tem uma corporalidade física, mas tem um corpo espiritual. Muitos negam a pessoalidade do Espírito Santo por ele não ter um corpo físico como Jesus Cristo, mas à Trindade: O pai, filho e Espírito Santo -- "antes de criar todas as coisas não tinham uma corporalidade física..." Somente o filho assumiu uma corporalidade para se identificar com as suas criaturas e salvá-los através da cruz, pois não tem como crucificar um espírito.

Há muitos argumentos "falaciosos" sobre a pessoalidade do Espírito Santo.
Vejamos alguns argumentos infundados que os inimigos usam para desconstruir a pessoa do Espírito Santo e sua divindade juntamente com o Pai(Deus) e Jesus Cristo (Deus): 

O 1° argumento falacioso contra o Espírito Santo é que o Espírito Santo não tem um diálogo, ou seja não se comunica com as pessoas e nem com os outros membros da divindade: o Pai e o filho. 

Vamos usar alguns textos das escrituras sagradas para desconstruir os argumentos falaciosos dos inimigos do Espírito Santo que negam a sua comunicação com o Pai, Jesus Cristo e os homens. 

Textos bíblicos que mostra o Espírito Santo conversando como os homens:

1 - O Espírito santo conversou com Pedro e Deu uma ordem a ele: leiamos (Atos 10.17-20, 21-48).

Os enviados de Cornélio chegam a Jope

17 Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta. 18 Chamando, perguntaram se ali estava hospedado Simão, que também é chamado de Pedro. 19 Enquanto Pedro meditava a respeito da visão, o Espírito lhe disse: — Estão aí três homens à sua procura.”  (comunicação e informação) 20 Portanto, levante-se, desça e vá com eles, sem hesitar; porque eu os enviei. (Ordenou e orientou) 21 Então Pedro desceu e disse àqueles homens: — Eu sou a pessoa que vocês estão procurando. O que os traz até aqui? 22 Então disseram: — O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo a mandar chamar você para a casa dele e ouvir o que você tem a dizer. 23 Pedro, então, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, Pedro se aprontou e foi com eles. Também alguns irmãos dos que moravam em Jope foram com ele. 24 No dia seguinte, Pedro chegou a Cesareia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido os seus parentes e os amigos mais íntimos. 25 Quando Pedro estava por entrar, Cornélio foi ao seu encontro e, prostrando-se aos pés dele, o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: — Levante-se, porque eu também sou apenas um homem. 27 Falando com ele, Pedro entrou, encontrando muitos reunidos ali, 28 a quem se dirigiu, dizendo: — Vocês bem sabem que um judeu está proibido de se juntar a um gentio ou de entrar na casa dele. Mas Deus me mostrou que não devo considerar ninguém impuro ou imundo. 29 Por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. E agora pergunto: Por que motivo vocês mandaram me chamar? 30 Cornélio respondeu: — Faz hoje quatro dias que, mais ou menos por esta hora, às três da tarde, eu estava orando em minha casa. De repente, se apresentou diante de mim um homem vestido com roupas resplandecentes 31 que disse: “Cornélio, a sua oração foi ouvida e as suas esmolas foram lembradas na presença de Deus. 32 Envie, pois, alguém a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro; ele está hospedado na casa de Simão, curtidor, à beira-mar.” 33 Portanto, sem demora, mandei chamá-lo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que o Senhor ordenou a você. Pedro prega na casa de Cornélio 34 Então Pedro começou a falar. Ele disse: — Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; 35 pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. 36 Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. 37 Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judeia, tendo começado na Galileia depois do batismo que João pregou, 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele. 39 E nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Depois eles o mataram, pendurando-o num madeiro. 40 Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, 41 não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos. 42 Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que ele foi constituído por Deus como Juiz de vivos e de mortos. 43 Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão dos pecados.

O Espírito Santo desce sobre os gentios 

44 Enquanto Pedro falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a mensagem. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo. 46 Pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então Pedro disse: 47 — Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? 48 E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.

2 - O Espírito santo deu uma ordem a Filipe e ele obedeceu (Atos 8), e essa obediência de Filipe é uma comunicação com o Espírito Santo, Pois comunicação não se dá só com o uso da voz. A Sim como há várias maneiras de se comunicar na comunicação entre os homens, também Deus se comunica conosco de várias maneiras. 

No livro de Atos temos 41 vezes o Espírito santo agindo de várias maneiras sobre Jesus Cristo, os apóstolos e gentios. E estas referências mostra que o Espírito Santo não é uma força ativa impessoal, pois vemos nestes 41 versículos de atos dos Apóstolos o Espírito Santo... 
Ordenando, orientando, consolando, impedindo, punindo, enchendo, escolhendo, revelando etc. 

Leiamos os 41 versículos no livro de Atos e tire suas próprias conclusões destacando o espírito santo e suas ações divinas que mostra a sua dívida atuando na igreja.

At 1:2: "até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;"

At 1:5: "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."

At 1:8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra."

At 1:16: "Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;"

At 2:4: "E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

At 2:33: "De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis."

At 2:38: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."

At 4:8: "Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel,"

At 4:31: "E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."

At 5:3: "Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?"

At 5:32: "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem."

At 6:3: "Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio."

At 6:5: "E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;"

At 7:51: "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais."

At 7:55: "Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus,"

At 8:15: "os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo."

At 8:17: "Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo."

At 8:18: "E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,"

At 8:19: "dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo."

At 9:17: "E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo."

At 9:31: "Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo."

At 10:38: "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele."

At 10:44: "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra."

At 10:45: "E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios."

At 10:47: "Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?"

At 11:15: "E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio."

At 11:16: "E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo."

At 11:24: "Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor."

At 13:2: "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

At 13:4: "E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre."

At 13:9: "Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:"

At 13:52: "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo."

At 15:8: "E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;"

At 15:28: "Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:"

At 16:6: "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia."

At 19:2: "disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo."

At 19:6: "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam."

At 20:23: "senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações."

At 20:28: "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue."

At 21:11: "e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios."

At 28:25: "E, como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,"

Para fundamentar a pessoalidade do Espírito Santo como uma pessoa divina com o pai e o filho faça uma pesquisa procurando o Espírito Santo de Deus em todas as cartas do novo testamento. Essa pesquisa vai lhe dar uma visão geral de quem é o Espírito Santo, e isso vai ajuda- Ló a se defender contra as pessoas que são contra o Espírito Santo e seus atributos divinos.

Ao fazer essa pesquisa não se esqueça de destacar na sua Bíblia o espírito santo em cada versículo, pois isto vai facilitar você encontrar os textos bíblicos que falam do Espírito Santo na hora que você precisar para defender a divindade e atributos do espírito santo diante dos inimigos do Santo Espírito.

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... 
Com Carlos Ribeiro. 

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... Com Carlos Ribeiro: #13 - amigos: UM POUCO DE ENCORAJAMENTO (Rute 1.1-19)

Dario ficava acordado noites inteiras até ouvir o barulho do carro entrando na garagem, Quando ouvia, corria até a porta da frente para abri-la. Ai chorava de medo quando seu padrasto cambaleava para dentro, fedendo cachaça. As portas batiam. A louça era quebrada na cozinha, E gritos - aqueles gritos horríveis dirigidos a sua mãe - faziam com que Dario desejasse que seu padrasto sumisse. Dario poderia ter ficado louco se não fosse pelos amigos, como Tobias. Tobias era um ano mais velho que Dario. Os dois riam juntos "aos montes", e Tobias, um mecânico talentoso, ensinou Dario a consertar carros
Sempre que Tobias dava uma carona para Dario, ele terminava a viagem dizendo, "Fica frio, cara." Dario sabia o que aquilo significava; "Agüenta firme." Aqueles foram fempos difíceis para Dario, mas ele sobreviveu por causa dos amigos - pessoas como Tobias. Rute e Noemi também enfrentaram tempos difíceis, Ambas perderam seus maridos, e Noemi também perdeu seus dois filhos. Mas, por causa da amizade entre as duas, elas sobreviveram. Leia sobre o seu relacionamento em Rute 1.1-19.

- Como a situação de Dario e Rute ficou melhor em decorrencia de suas amizades?  

- Como o exemplo de Rute ajuda você a ser um amigo mais confiável?

QUE TAL...

- fazer amizade com um calouro na escola ou alguém que vem de um contexto diferente do seu;

- ser amigo confiável de alguém que está passando dificuldade deixando que essa pessoa fale abertamente de seus problemas. 

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, VEJA...

• Levitico 19.9-10

- 1 Samuel 20.11-17

- 1 João 3.11-18

domingo, 21 de março de 2021

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... Com Carlos Ribeiro: #12 - alegria: OS DOADORES DE ESPERANÇA (1Pedro 1.3-9)

OS DOADORES DE ESPERANÇA

Toni Meléndez maravilhou cem milhões de telespectadores em 1987 quando tocou violão com os seus pés e cantou para o papa João Paulo II, "Toni", disse o papa, depois de ter abraçado o músico, "você traz esperanças a todos nós. Meu desejo é que você continue levando essa esperança para todas as pessoas." Nascido sem braços, Toni é normal em todos os outros sentidos. Mas ele lutou por anos para ser aceito. Sem persistência, Toní nunca teria se formado no ensino média. Quando ele se transferiu de sua turma especial para uma classe "normal" de inglès, todos os olhos se voltaram para ele no momento em que pela primeira vez entrou na sala. Toni encolheu os ombros e tirou sua mochila. Em seguida tirou um caderno com os dedos do pé e o colocou no piso. Depois ele pegou um lápis entre os dois maiores dedos do pé e começou a fazer anotações. O professor parou a discussão sobre Moby Dick para observar. Todos olham em silêncio. "Alguém precisava quebrar o silêncio" lembra Toni "Espero que o piso esteja limpo, ele disse com um sorriso. "Se não estiver, vou ter de entregar um trabalho sujo. Os estudantes e o professor cairam na gargalhada, depois a aula continuou. Esse foi um dos muitos momentos embaraçosos em que ele mostrou a sua força, depois Toni, porém, continuava apreensivo em participar das danças na escola-medo de ser rejeitado pelas moças, Mas ele finalmente enfrentou seu medo e foi sozinho. Ele ficou parado sozinho contra uma parede olhando, imaginando se alguém o estava observando. Então, de repente, uma moça da sua aula de inglês veio em sua direção, olhou nos seus olhos e disse "Vamos nessa!" Segundos mais tarde o casal estava dançando pelo piso do salão. Tenho dançando quase sem parar desde então", diz Toni. "Eu não imagino que aquela garota saiba o quanto ela foi importante para mim naquela noite. Em muitos momentos na minha vida pessoas como ela tem-se aproximado e dito a coisa certa quando eu estava precisando. Essas pessoas sensíveis são os doadores de "esperança." Quando ele tocou para o papa, Toni tinha aprendido a enfrentar obstáculos com persistência e senso de humor.

A alegria duradouro de Toni é semelhante à mensagem de 1 Pedro 1.3-9.

- De que maneira aquela garota deu esperanças a Toni? De acordo com o texto, quem dá a cada cristão "esperança viva"?

- De que forma ser um cristão dá esperanças a você? De que maneira você como cristão dá esperanças aos outros?

QUE TAL...

- escrever cinco coisas boas e cinco coisas más que poderiam acontecer a você e pensar sobre como sua fé em Cristo poderia dar alegria a você em cada uma das situações;

- entrevistar alguém que tem passado por uma grande tragédia, mas cuja vida é caracterizada pela a alegria. 

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, VEJA...

- Jó 5.17

- João 15.11

- Tiago 1.2-4

#18 O QUE É PROVIDÊNCIA DIVINA?

Providência Divina é o meio pelo qual Deus governa todas as coisas no universo. A doutrina da providência divina afirma que Deus tem controle completo de todas as coisas. Isso inclui o universo como um todo (Salmos 103:19), o mundo físico (Mateus 5:45), as transações das nações (Salmos 66:7), nascimento e destino humanos (Gálatas 1:15), sucessos e fracassos humanos (Lucas 1:52), e a proteção do seu povo (Salmos 4:8). Essa doutrina se mantém em direto contraste à idéia de que o universo é governado por sorte ou acaso.

O propósito, ou objetivo, da providência divina é realizar a vontade de Deus. Para garantir que seus propósitos vão ser cumpridos, Deus governa os negócios dos homens e trabalha através da ordem natural das coisas. As leis da natureza são nada mais do que uma descrição de Deus trabalhando no universo. As leis da natureza não têm nenhum poder em si mesmas, nem trabalham independentemente; elas são regras e princípios que Deus estabeleceu para governar como as coisas funcionam.

O mesmo princípio se aplica à escolha humana. De uma forma real não somos livres para escolher ou agir separados da vontade de Deus. Tudo que fazemos e tudo que escolhemos está completamente de acordo com a vontade de Deus – até mesmo nossas escolhas pecaminosas (Gênesis 50:20). No fim das contas, Deus é quem controla nossas escolhas e ações (Gênesis 45:5; Deuteronômio 8:18; Provérbios 21:1), ao mesmo tempo, Ele faz isso de tal forma que não viola nossa responsabilidade como agentes morais e livres, nem nega a realidade de nossa escolha.

A Confissão De Fé De Westminster afirma a doutrina de providência divina de uma forma sucinta e que ao mesmo tempo captura todos os elementos da doutrina: “Desde toda eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou, livre e inalteravelmente, tudo quanto acontece; porém, de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias antes estabelecidas (CFW, 3.1)”. O meio principal pelo qual Deus executa Sua vontade é através de causas secundárias (ex: leis da natureza, escolha humana). Em outras palavras, Deus trabalha indiretamente através dessas causas secundárias para realizar a Sua vontade. A Confissão de Fé de Westminster também diz: “Posto que, em relação à presciência e ao decreto de Deus, que é a causa primária, todas as coisas acontecem imutável e infalivelmente, contudo, pela mesma providência, Deus ordena que elas sucedam, necessária, livre ou contingentemente, conforme a natureza das coisas secundárias” (CFW, 5.2).

Deus às vezes trabalha diretamente para realizar a Sua vontade. Isso é o que chamamos de milagres (quer dizer, supernatural no lugar do natural). Um milagre é Deus é alterando, por um curto período de tempo, a ordem natural das coisas para realizar Sua vontade e propósitos. Dois exemplos do livro de Atos devem servir para demonstrar Deus trabalhando diretamente e indiretamente para realizar a Sua vontade. Em Atos 9 vemos a conversão de Saulo de Tarso. Com uma luz do céu e uma voz que apenas Saulo/Paulo escutava, Deus mudou sua vida para sempre. Era da vontade de Deus usar Paulo para realizar Sua vontade, e Deus usou meios diretos para converter Paulo. Fale com qualquer pessoa que você conhece que se converteu ao Cristianismo, e provavelmente você nunca vai escutar uma história como essa. A maioria de nós vem a Cristo através de um sermão, ou de um livro, ou o testemunho persistente da um amigo ou parente. Além disso, geralmente há circunstâncias da vida que preparam o caminho – perda de um emprego, perda de um ente querido, casamento fracassado, vício a drogas. A conversão de Paulo foi direta e supernatural.

Em Atos 16:6-10 vemos Deus realizando Sua vontade indiretamente. Isso acontece durante a segunda viagem missionária de Paulo. Deus queria que Paulo e seu grupo fossem a Trôade, mas quando Paulo saiu de Antioquia da Pisídia, ele queria ir leste em direção à Ásia. A Bíblia diz que o Espírito Santo os proibiu de pregar na Ásia. Então eles queriam ir para Bitínia, mas o Espírito de Cristo os impediu, e eles acabaram indo para Trôade. Isso foi escrito retrospectivamente, mas naquele tempo provavelmente eles tinham explicações lógicas de por que não podiam ir àquelas regiões. No entanto, depois do fato, eles perceberam que Deus estava dirigindo-lhes aonde queria que fossem – isso é providência. O meu versículo favorito se dirige a essa doutrina, Provérbios 16:9 diz: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

Por outro lado, algumas pessoas acreditam que o conceito de Deus diretamente ou indiretamente orquestrando todas as coisas destrói a possibilidade de livre arbítrio. Se Deus tem controle completo, como podemos ser realmente livres nas decisões que fazemos? Em outras palavras, para livre arbítrio fazer sentido, deve haver algumas coisas que estão fora do controle soberano de Deus, ex: a contingência da escolha humana. Vamos dizer que isso é verdade, só por uma questão de argumentação. E agora? Se Deus não está em controle de todas as contingências, então como Ele pode garantir salvação? Paulo diz em Filipenses 1:6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Se Deus não está em controle de todas as coisas, então essa promessa (e outras promessas bíblicas) é inválida. Não podemos ter segurança completa de que o trabalho de salvação que foi começado em nós vai ser completado.

Além disso, se Deus não está em controle de todas as coisas, então Ele não é soberano, e se Ele não é soberano, então Ele não é Deus. O preço de manter contingências fora do controle de Deus resulta em um Deus que não é realmente Deus. E se nosso “livre” arbítrio pode substituir providência divina, então quem é Deus no fim das contas? Nós somos. Isso é, obviamente, inaceitável para qualquer pessoa com um ponto de vista Cristão e bíblico do mundo. Providência divina não destrói nossa liberdade. Ao contrário, providência divina é o que nos capacita a utilizar nossa liberdade de forma adequada. 

Os argumentos anteriores parece coerente com a soberania de Deus até certo ponto sim, mas estes argumentos não orna com a soberania de Deus por enes razões: uma das primeiras razões é que Deus não é um déspota que faz o que bem quer! Deus é soberano, mas sua soberania não pode ser frustrada por suas criaturas livres, pois quando uma pessoa peca por exemplo isso não afeta a soberania de Deus e não lhe Faz menos soberano, pois ele continua sendo soberano e santo - que apesar de está sobre todas as coisas... Deus não entra em contradição com suas criaturas, pois a sua soberania concedeu aos homens o poder de escolher se vai ou não aceitar a sua boa vontade. Muitos para defender a soberania de Deus não aceitam que não entra no pacote da soberania de Deus a Tentação... Por exemplo: Deus não tenta ninguém à pecar contra sua vontade sem que os homens deliberadamente escolhe viverem contra a sua soberania. Deus apesar de ser soberano ele não salva os homens para depois colocar os homens contra a sua soberania Gerando neles desejos pecaminosos depois de salvos . Deus não pode pecar em suas criaturas, ele santo... Toda desgraça e pecado tem sua origem nas criaturas que caíram e não em Deus, mas toda bondade para salvar os homens está em Deus o criador. Se os homens crê que Deus pode salvá-los é por que estão perdidos! E, se não querem serem salvos é porque escolheram e, essa escolha não é de Deus! Todos nós estamos perdidos e Deus nos achou em Jesus Cristo. Agora cabe a nós nos acharmos em Cristo, pois Jesus Cristo é o caminho! Quem é que tem que andar nesse caminho? Claro que é os homens! Só que este caminho é um caminho verdadeiro! se alguém não faz jus a verdade deste caminho nunca vai encontra a vida deste caminho que é Jesus Cristo, pois o Deus soberano já determinou que se alguém não si achar nesse caminho já está perdido, pois ele nos Deus Jesus Cristo para nos livrar do caminho da perdição, pois sabemos que o caminho da perdição foi criação das criaturas livres não do criador, mas a bondade e o amor não é uma criação de Deus... são atributos eternos do ser Deus e, Deus derramou a sua bondade e amor em Jesus Cristo quando nos ofereceu Jesus lá na cruz. A cruz foi o meio de Deus salvar os homens do caminho do pecado, pois não há outro caminho que nos leva a Deus. Jesus deixou isso bem claro em (João 14.6) "ninguém vem ao Pai a não ser por mim..." pois para ir a Deus é preciso primeiro que venha até Jesus Cristo. E não basta andar no caminho é preciso permanecer no caminho, pois a soberania de Deus já determinou que quem escolher a escolha de Deus que é Jesus Cristo será salvo e, quem não escolher a escolha de Deus que é Jesus Cristo já está condenado. Entenda que o Deus soberano nos Deu somente duas escolhas.... 

A 1° primeira escolha é continuarmos perdidos por não andar no caminho da salvação que é Jesus Cristo e;

A 2° segunda escolha é aceitar e andar no caminho que é Jesus Cristo até o fim sem se mover deste caminho. 

Qual é sua escolha? Aceitar ou não a soberania de Deus que colocou diante de nós Jesus Cristo para nos salvar do caminho do mal que as suas criaturas trouxe ao mundo espiritual e físico. 

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... Com Carlos Ribeiro: #11 - alegria: CRIANDO ALEGRIA (1tessalonicenses 3.9-13)

Júlio e Juanita estavam tendo uma primavera horrível enquanto viam o casamento infeliz dos seus pois se desintegrar. Nos jantares sempre havia tensão. Quase todas noites, seus pais brigavam, e o silêncio irritante preenchia as manhãs. Não demorou muito e os pais decidiram se divorciar. De um lodo, Júlio e Juanita estavam aliviados porque a constante tensão iria terminar. Mas eles estavam tristes porque sabiam que sua família também acabaria. Eles teriam de morar com um dos pais e visitar o outro.

Júlio passou as semanas seguintes preocupando se com o divórcio, vendo televisão, ficando sozinho e deixando de participar das atividades da igreja e da escola. "Nảo me importo o que meus pais estão fazendo, e também não me importo com o que eu estou fazendo", Júlio disse a Juanita. Juanita enfrentava o problema de forma diferente. "Estou sofrendo, mas sei que outros estão em situação pior do que eu", ela respondeu, "Quero ajudar algumas dessas pessoas." Assim, Juanita participou de uma viagem ao México com o grupo de jovens. Nessa viagem, Juanita e outros membros do grupo cantaram hinos nas prisões, apresentaram teatro com bonecos, leram histórias e brincaram com as crianças e os jovens da vila. Embora estivesse triste com a situação dos seus pais, ela soube lidar com a tristeza alcançando outras pessoas. Sua experiência no México deu uma nova perspectiva sobre a alegria para Juanita. "vi a alegria nos outros que têm muito menos do que eu", disse ela. "De alguma maneira, nós precisamos trabalhar para a nossa própria felicidade.

No meio da tristeza, Juanita encontrou alegria para ela mesma ao alcançar outras pessoas. Leia sobre este sentimento de alegria e felicidade em 1 Tessalonicenses 3.9-13.

- Que tipo de incentivos Juanita encontraria ao ler este texto?

- Que partes deste texto mostram o significado da alegria, mesmo quando as coisas não estão indo bem?

QUE TAL...

- escrever no seu calendário aquilo que traz maior alegria a você cada dia da semana. Veja se existe um padrão. Você é mais feliz quando está alcançando outras pessoas com o seu amor?

- Escolher uma coisa que faz você feliz e fazer isso a outra pessoa. Por exemplo, se você se alegra quando um amigo liga para você e diz: "Eu me lembrei de você e liguei", pense em outra pessoa e ligue para ela.

PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, VEJA...

- Salmo 43.4-5

- Provérbios 8.3-36

- Tiago 5.7-11

sábado, 20 de março de 2021

#17 O QUE É TEOLOGIA DO PACTO? ELA É BÍBLICA?

Teologia do Pacto é baseada na teoria de que Deus tem apenas um pacto com os homens (aliança / pacto da graça) e apenas um povo, representados pelos santos do Velho e do Novo Testamento – um povo, uma igreja e um plano para todos. Essas crenças exigem que aqueles que defendem a Teologia do Pacto interpretem profecias de uma forma não literal. Dispensacionalismo, por outro lado, é um sistema de teologia com duas características principais: (1) uma interpretação literal das Escrituras, principalmente profecia bíblica, e (2) uma distinção entre Israel e a Igreja no programa de Deus.

Aqueles que defendem a Teologia do Pacto acreditam que existe, e sempre tem existido, apenas um povo de Deus. Eles acreditam que Israel era a Igreja do Velho Testamento, e a Igreja é Israel no Novo Testamento. As promessas de terra, muitos descendentes e benção feitas a Israel no Velho Testamento têm sido “espiritualizadas” e aplicadas à Igreja no Novo Testamento por causa da descrença de Israel e da sua rejeição do Messias. Aqueles que defendem a Teologia do Pacto não interpretam profecia no seu sentido natural. Por exemplo, em Apocalipse 20, o reino milenar de Cristo é descrito. A Teologia do Pacto diria que o número 1000 é simbólico e não significa realmente 1000 anos. Eles diriam que estamos no milênio agora, que o reino de Cristo com os santos está acontecendo agora mesmo no céu, e que o reino de 1000 anos é simbólico, começando com a primeira vinda de Cristo e terminando quando Ele retornar.

De acordo com as Escrituras, a Teologia do Pacto está errada em como a nação de Israel é vista e como profecia é interpretada. O método adequado de interpretar as Escrituras é interpretá-la no seu sentido normal. A menos que o texto indique que está usando linguagem figurativa, o texto deve ser entendido literalmente. Quando as Escrituras falam de Israel, não está se referindo à Igreja, e quando está falando da Igreja, não está se referindo a Israel. Deus tem um plano para Israel e um outro plano para a Igreja. Além disso, em referência à profecia, todas as profecias cumpridas até agora foram cumpridas literalmente, não figurativamente. Cristo cumpriu literalmente as profecias do Velho Testamento sobre o Messias quando Ele veio uns 2000 mil anos atrás. Não há nenhum motivo para acharmos que as profecias ainda não cumpridas devem ser entendidas de uma forma figurativa. Assim como aquelas no passado, profecia futura vai ser realizada literalmente no futuro.

Em Romanos 11:1, Paulo faz uma pergunta sobre o futuro de Israel e responde definitivamente: “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum!” O resto do capítulo deixa bem claro que Israel passou por um “endurecimento”, ou seja, foi temporariamente colocada de lado “até que haja entrado a plenitude dos gentios” (Romanos 11:25). Israel não se tornou a Igreja, ao contrário, a Igreja foi “enxertada” (v.17) à raiz da família de Deus, criando um só corpo da união dos dois, permanecendo distintas quanto à origem, mas unidas em fé. Se a Igreja era para substituir Israel, a ilustração seria de uma árvore (Israel) sendo arrancada e substituída por uma outra (a Igreja). Mas a ilustração de um galho sendo enxertado em uma árvore é bem clara. Esse é o “mistério” do qual Paulo fala no versículo 25. Um mistério no Novo Testamento se refere a algo previamente não revelado, e a idéia de um outro grupo de pessoas fazendo parte do povo escolhido de Deus era novidade para os judeus daquela época.

Vai Deus desamparar Seu povo Israel? Não, Deus não vai desamparar o Seu povo. Pelo contrário, a passagem a partir do versículo 26 diz: “todo o Israel será salvo”. No futuro, “Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.” Aqui está a promessa de Deus ao Seu povo escolhido para a sua futura restauração. Que plano glorioso! Não é de espantar que ao contemplar tal plano, Paulo exclamou: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Deus é fiel, misericordioso e Seus planos são sempre perfeitos; um dia os judeus e gentios vão louvar ao Senhor Jesus Cristo como um só corpo.



 

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