quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

SARA TEVE RELAÇÕES SEXUAIS COM O FARAÓ? (Gn 12.10-; 20.1-)

(1) Fica claro no início do texto que Abraão já tinha um trato com Sara para quando fossem a algum local onde houvesse certo assédio sobre ela, já que ela era muito bonita e chamava muita atenção. O trato era falar que eram irmãos: “Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (Gênesis 12:13). Por curiosidade, de fato Sara era meia-irmã de Abraão, como nos mostra Gênesis 20:12. Com essa trato firmado, logo ao chegar ao Egito, local onde estavam indo por causa da fome em sua terra (Gênesis 12:1), logo príncipes daquela terra se interessaram por levar Sara para ser mulher de Faraó: “Viram-na os príncipes de Faraó e gabaram-na junto dele; e a mulher foi levada para a casa de Faraó” (Gênesis 12:15).

(2) Era muito comum que faraós tivessem haréns cheios de “esposas”. O texto não nos diz se esse era o caso desse faraó em específico, mas é provável que Sara tenha sido recrutada aqui para ser mais uma dessas muitas esposas que serviriam ao faraó. Por causa de Sara Abraão ganhou muitas dádivas do rei do Egito: “Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos” (Gênesis 12:16). Para alguns esse verso indica que se passou um bom período de tempo e que isso significaria que faraó tenha tido relações sexuais com Sara, ou seja, consumado esse casamento. Porém, agora irei demonstrar meu pensamento sobre isso e mostrar porque acho que faraó não teve relações sexuais com Sara.

Por que o faraó não teve relações sexuais com Sara? 

(3) Em primeiro lugar o fato de Abraão ter ganhado vários presentes não indica que tenha passado muito tempo. Isso pode ter sido feito de uma vez só quando faraó hospedou Abraão como irmão da sua nova pretendente a esposa. Porém, ainda que tenha passado certo tempo, sabemos que faraó aceitar uma mulher como esposa não significa que ele teria relações com ela imediatamente. Era comum que a mulher passasse por um período de “embelezamento” e cuidados diversos, um tipo de preparação antes da consumação do casamento. Podemos ver isso, por exemplo, no texto que descreve a assunção de Ester como rainha da Pérsia (Veja Ester 2).

(4) Outro fato que pesa fortemente para que faraó não tenha tido relações sexuais com Sara é a punição que Deus dá: “Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão” (Gênesis 12:17). Ao meu ver essa punição de Deus parece mais preventiva do que punitiva por um ato já cometido. Por que penso assim? Pelo fato de faraó ter devolvido Sara a Abraão: “E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te” (Gênesis 12:19). Se faraó já tivesse consumado o ato sexual e bem assim o casamento, parece-me muito mais provável que faraó mandasse matar Abraão pela mentira e permanecesse com Sara como sua esposa. Ele poderia ter entendido a praga como resultante de uma mentira que estava de pé e iria resolvê-la com a morte de Abraão, o que daria a ele certa legitimidade para ter Sara como esposa.

(5) Mas o fato de não ter consumado o casamento me parece ter sido o motivo dele ter compreendido as pragas enviadas por Deus como sinal de que deveria devolver aquela mulher ao seu verdadeiro marido. Como faraó ficou sabendo que Abraão e Sara estavam omitindo que eram casados? Será que Sara, vendo as pragas enviadas por Deus, contou a verdade antes que faraó consumasse de fato o casamento? Isso é muito possível!

(6) Tudo isso me faz pensar que faraó e Sara não tiveram relações sexuais, não consumaram esse casamento. Apesar de o texto não ser suficientemente claro sobre essa questão específica, eu defendo essa posição. Ao meu ver traz mais harmonia diante de tudo que foi narrado e mostra como Deus protegeu o casal da aliança em meio a esse difícil contexto que eles enfrentaram no Egito.

“Diante das razões que escrivi mostrando que faraó não teve relações sexuais com Sara mulher de Abraão...”

 “tenho uma última base que servi de razão para sustentar que faraó não tevi relações com Sara;

A base é a regra hermenêutica do contexto geral que determina quando o contexto imediato não entra em detalhes sobre o que realmente aconteceu de fato com as partes envolvidas de uma história. Ao usarmos o contexto geral vamos descobrir em Gênesis capítulo 20 que Deus punição abimeleque por causa de Sara, Ora, o mesmo princípio moral de Deus em quardar Sara de pecar é usado nesse texto: A sim como Deus ferio faraó ele também ferio abimeleque por causa de Sara. Tanto faraó e abimeleque foi empedidos por  Deus de terem relações sexuais com Sara esposa de Abraão. Veja que ambos os textos de genises CAPÍTULO 12 e 20 deixa bem claro que Deus punio os dois Reis (faraó e abimeleque) não por causa que tiveram relações sexuais com Sara, mas por causa de ambos levarem Sara para seus palácios. Esses dois Reis eram inocentes, pois foram enganados por Abrão ou Abraão que disse que Sara era sua irmã, mas mesmo a sim Deus punio estes dois Reis Para mostrar... 

1- Que ele tem ciúmes de seus filhos quardando Estes mesmo quando eram.

2 - Para mostrar Que ele é o Senhor de todas as coisas tirando dos ímpios para dá aos seus servos, pois tudo é dele.

 - Deus deixou bem claro para (faraó e abimeleque) que se eles tivessem relações sexuais com Sara ambos seriam totalmente destruídos, e Deus deu uma pequena demonstração quando fechou todas as madres da casa de abimeleque e ferio a casa de faraó.

 - Em ambos os textos dessa história a moral e a pureza de Sara foi preservada por Deus plenamente, pois a pureza do ventre que nasceria o herdeiro da promessa que era Isaque não podia ser manchado pelo pecado.” 

Venha pensar teologia...

 com Carlos Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#01 A BÍBLIA ENSINA A ÉTICA SITUACIONAL?

A Bíblia ensina a ética situacional? A ética situacional é uma visão particular da ética moral que sustenta que a moralidade de um ato é det...