Carmem levava sua bandeja para dentro da cantina, procurando suas amigas. Como sempre, elas estavam sentadas perto da janela, no tradicional "canto das veteranas" Carmem colocou sua bandeja na mesa e sentou-se, mas tinha dificuldade em acompanhar a conversa das outras garotas. Sua mente estava viajando em outra direção. Uma moça chamada Amy,
Amy estudava na primeira série, e Carmem a tinha visto na igreja. Amy era nova na escola e, Carmem sabia, ela se sentia terrivelmente sozinha. Amy almoçava sozinha todos os dias. Não porque ela queria-era óbvio que não. Ela ficava sozinha na mesa porque os alunos do segundo, terceiro a quarta anos não se misturavam com calouros, e os outros calouros estavam com receio de comer com ela. Elas não tinham receio de Amy. Elas tinham receio de Helena. Helena era a rainha da primeira sério. Ela e a sua "corte" de cinco garotas bonitas comandavam a sociedade do primeiro ano. Elas decidiam quem estava "dentro" ou quem estava "fora", sem motivos aparentes. Amy estava definitivamente "fora". Quanto mais Carmem refletia sobre a situação de Amy, mais furiosa ela ficava. Está na hora de terminar esse jogo bobo, ela pensou. Assim Cormem pegou sua bandeja e caminhou até a mesa à qual Amy estava sentada. Amy nem levantou os olhos para Carmem, que se aproximou e disse: "Oi, Amy."
"Esta cadeira está ocupada?" perguntou ela, tirando uma cadeira e sentando-se nela, "Não." Amy levantou o olhar por um momento, depois concentrou-se no seu prato.
"Então, você está gostando da escola?"
Amy encolheu os ombros. "Oi, Amy!" duas vozes falaram enquanto passavam pela mesa dela. Eram garotas. E calouras ainda por cima.
Depois começaram a rir furtivamente.
Agora Amy levantou a cabeça, olhou para Carmem e sorriu timidamente.
Tudo estava bem agora, ela sabia. Nenhuma caloura questionava a aceitação de uma veterana.
Carmem aceitou Amy mesmo quando outras a tinham rejeitado. Paulo fala sobre a tolice do rejeitar outros, visto que todos somos aceitos da mesma forma por Cristo. Leia o que mais Paulo disse sobre aceitar os outros em Romanos 15.4-13.
- Baseado neste texto, o que Paulo teria dito a Carmem e suas amigos?
- Visto que Cristo aceitou outras pessoas, de que maneira você deve aceitar essas pessoas também?
QUE TAL...
- sentar-se ao lado de pessoas que você não conhece está semana e procurar conhecê-las
- pensar em pessoas na escola ou na igreja de quem você não gosta e pedir que Deus ajude você a aceitá-las da mesma maneira como Ele o aceita.
PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, VEJA...
- Jó 2.11-13
- 1 Samuel 18.1-4
- João 13.20